domingo, 24 de maio de 2009

Brasileiro agita Ascensión 2009 em Galícia


Pedro Moraes (foto), cantor brasileiro, fez uma apresentação no dia 24 de maio em Santiago de Compostela, Galícia, Espanha. Ele foi uma das atrações da festa de Ascensión 2009, realizada entre os dias 20 e 24 de maio, e que é uma mescla de atrações tradicionais da região, como as charangas típicas dos povoados, bandas de rock e cantores estrangeiros convidados.

O cantor fez o show na Praça do Toural, localizada no centro antigo da cidade, próximo a Catedral de Santiago. Estavam com ele o baixista brasileiro Gustavo Roriz, radicado em Lisboa e que faz parte do Madredeus, e o português Joel Silva, baterista que toca com Maria João.


Moraes está em turnê pela Europa e já realizou shows na Alemanha e estará na Itália na próxima semana.

A apresentação começou às 22h e terminou às 12h30. O repertório do músico tinha músicas do seu último CD, o ClaroEscuro, e de compositores como Cartola. Na platéia havia alemães, poloneses, ingleses, espanhóis (galegos) e alguns estudantes do Brasil. É o caso da brasileira Ivana Pontes, há três anos no doutorado em Lingüistica da Universidade de Santiago de Compostela, que aproveitou para matar a saudade do idioma português. “Como é gostoso ouvirmos a nossa língua, ainda mais cantada por alguém tão talentoso”. A animação contagiou a todos quando Moraes cantou o samba "Carnaval em Agosto", que está em seu CD.

A tradicional Ascensión é uma festa em comemoração a subida de Jesus ao céu após sua ressureição. É o segundo maior evento de Santiago de Compostela, perde apenas para a festa do Apóstolo (Santiago) que é realizada anualmente em julho. Todos os anos milhares de turistas europes e de outras partes do mundo visitam a cidade, e apreciam a comida, a música e dança da Galícia, comunidade autonôma da Espanha, que, além do idioma espanhol, fala galego. Essa língua é uma mistura de espanhol com português. Para estimular o idioma e o intercâmbio lingüístico, sempre um artista brasileiro ou português é convidado para dar um show. Já estiveram anteriormente na cidade Lenine e Caetano Veloso.

2 comentários:

  1. Olá Carmem

    Sempre achei curiosa a língua galega - tenho um livro de poesias e tenho a impressão que entendo tudo, *risos. Não moro longe (em Londres) e tenho muita vontade de conhecer a área, preciso me organizar quanto a isso.

    Abraços
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula, a língua galega é bem interessante mesmo, mistura o português e o espanhol. A palavra jornalismo se escreve Xornalismo. No mês de maio, dia 15, foi comemorado o "Dia das Letras Galega" e reuniu 50 mil pessoas no centro histórico da cidade. Agora, não estou em Santiago, mas em agosto estarei lá novamente. Se quiser aparecer, é só avisar, que posso tentar arrumar um lugar para vc. Abs, Carmen

    ResponderExcluir