segunda-feira, 18 de maio de 2009

Nem sempre o maior tem as melhores informações

Antes a Biblioteca estava longe da nossa casa e exigia um esforço para procurar e encontrar o que desejavamos. Agora, com um mero clic, podemo ter à disposição milhões de informações na internet. A questão é que para encontrar o que desejamos na imensidão de dados virtuais é necessário um indexador que saiba encontrar o certo em meio ao incerto.

Para termos uma noção de quem é o melhor, pesquisamos em oito buscadores as cinco primeiras respostas obtidas, sendo que a busca se restringiu à pesquisa simples e sem utilização dos mecanismos mais avançados. O objetivo foi encontrar conteúdo para a escritura de um artigo hipotético sobre a "Cura do "Stress". O resultado é que o Google é o mais rápido, mas não traz as informações mais aproveitáveis. Existem outras opções que também podem ser utilizadas pelo usuário, desde que saiba inglês.

Sobre a interface, o Google tem uma para cada país, propíciando uma fidelidade e identificação com o usuário. Também tem um design mais clean, sem excessos de publicidade. Quanto ao conteúdo da busca, deixou a desejar. Apenas um artigo discutia e tratava da questão relacionada à cura do stress. Duas outras informações traziam publicidade, havia ainda o desenho de um cartunista e um texto literário de um blog. As respostas foram variadas e vagas. As informações foram ruins.

Quanto ao Yahoo, apresentou mais opções aproveitáveis. O primeiro da lista foi o blog Lixo Especial, também citado no Google, que trazia uma história sobre a vida de um estressado. Como a busca não tinha nenhuma palavra relacionada à literatura e à história não tem sentido ser o primeiro da pesquisa. A segunda opção, que trazia a foto de um gato, foi frustrante; já o fórum e as curas alternativas foram mais interessantes, respectivamnte terceira e quarta opção. A última tratava de massagem e era um site comercial, não um texto ou algo do gênero.

Já ao AltaVista foi decepcionante. Duas informações iniciais sobre medicamentos, três sites em inglês e ainda o blog de literatura novamente e o site do gato. Radar Uol foi outra opção que não agradou. Três opções comerciais, o blog do cartunista e um blog que não discutiu nada sobre stress. Poderia ser melhor.

Clusty apresentou duas opções repetidas de um mesmo sítio, outra que não tem nada a ver com o assunto, que tratava de RSS. Trouxe ainda um sitio de um instituto de psiquiatria. Entretanto, trouxe o conteúdo que apresentou informações de como gerenciar o stress, mas o problema que estava em inglês. O falante de português que não souber inflês não saberá o que diz a informação. Deixou a desejar.

Outro indexador pesquisado foi o Msn. As informações indexadas trouxeram de tudo um pouco. Site Copernic com links para o Youtube, mas que não se conseguiu acessar. Uma Pousada, uma especialização em terapia do stress e uma página não localizada. Uma resposta apenas, a três, que explicava o que é o stress pareceu mais aproveitável. Também insatisfatório.

Já o Search trouxe quatro respostas em inglês e uma em português, o mesmo blog que já apareceu nos anteriores e é literatura. Como a pesquisa foi em português, as indexações deveriam seguir esse idioma. Caso o usuário saiba inglês, ele pode tirar proveito do conteúdo, pois as informações foram pertinentes ao tema proposto. Busca interessante, mas a questão é o inglês. Já o indexador Dogpile também com quatro opções em inglês e uma apenas em português. Esse blog trouxe as melhores informações de resposta. Das cinco, quatro traziam conteúdo aprofundado e esclarecedor. Porém estavam em inglês, dificultando o acesso daqueles que somente dominam o português.

Em resumo, podemos dizer que no idioma português as buscas deixaram muito a desejar. É que não apresentaram conteúdo que pudesse ser realmente aproveitado para a feitura do hipotético artigo sobre a "Cura do Stress". Para encontrar um material interessante, o usuário teria que pesquisar em mais de um buscador, principalmente, nos de língua inglesa. 



O Google é o mais ágil, mas neste caso não apresentou um resultado que esteja ao nível do seu programa de busca. Sobre as inferfaces, o Google é mais leve e atrativo que os demais. O melhor de todos a partir do ponto de vista do conteúdo foi o Dogpile. A questão é que está em inglês.

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