terça-feira, 19 de maio de 2009

Por que preteri o Bloglines ao GoogleReader


Há um ano eu descobri o agregador de RSS (feed reader), ou mais exatamente o Bloglines. Desde então, eu começei a utilizar o sistema para tentar perder menos tempo na rotina diária de buscar acompanhar as publicações jornalísticas na rede. Na semana passada, eu, por incrível que pareça, descobri o GoogleReader apesar de usar o gmail há longa data. Nesse curto período, percebi que esse sistema facilita ainda mais a minha vida.

Esse tornar a vida minha mais fácil do GoogleReader em relação ao Bloglines tem diferentes motivos. O primeiro deles é bem subjetivo. Com o Bloglines, tenho a sensação de que algo escapou ao agregador e que necessito ler a página principal dos webjornais cadastrados. Tipo uma informação de uma editoria que normalmente não leria, como a de Polícia. Contribui para essa insegurança e dipersão - algo comum na internet, o fato de que não posso fazer tudo no Bloglines. Mas, no Google, eu posso, e isso melhorou muito a minha concentração.

Outro motivo que também justifica o entusiasmo pelo sistema é que levei muito tempo para entender o funcionamento do Bloglines, e confesso que até hoje não domino completamente todas as ferramentas existentes. No entanto, ao utilizar pela primeira vez o GoogleReader não senti as dificuldades anteriores. O fato de já ter uma experiência anterior em um sistema parecido ajudou. Mas a questão é que o GoogleReader é muito autodidático, levando-me a encontrar melhor as opções de meu interesse.

Além dessas questões, merece um comentário o design das páginas do GoogleReader e do Bloglines. Numa "escaneada" rápida, qualquer um pode até se confundir, pois as cores são praticamente as mesmas: azul e branco. Essa é uma estragégia de ambos os agregadores, que, penso, buscam evitar o normal estranhamento dos usuários acostumados com um dos sistemas ao experimentar o concorrente. Como o Bloglines surgiu primeiro, logicamente, o GoogleReader é que o copiou. Nesse quesito, ambos têm um visual semelhante sem diferenciações. Entretanto, ao verificar a usabilidade, percebi que a barra de rolagem da direita do GoogleReader torna a leitura de notícias mais ágil e rápida.

Entre ambos também é interessante destacar a velocidade do GoogleReader em relação ao Bloglines. Isso notei porque cadastrei os mesmos RSS em ambos, no entanto, o primeiro estava sempre bem mais atualizado que o segundo. Como a rapidez é tudo na internet, o segundo sistema perde alguns pontos neste item.

Confesso que estou entusiasmada com o GoogleReader pela possibilidade de ter tudo ao meu alcance. Por enquanto, o GoogleReader está com pontos à frente do Bloglines. Mas também penso que devo utilizar por mais tempo ambos os sistemas, para formar um posionamento mais aprofundado e consistente. Tudo depende do uso, acessibilidade, design .... e tantas outras coisas que influenciam as escolhas de modo objetivo ou subjetivo.

2 comentários:

  1. é, carmen, eu tb me rendi ao GReader! mas antes nao usava nenhum!! seu doutorando é voltado para qual area especifica?
    abs,
    bruna.

    ResponderExcluir
  2. Bruna, eu estou investigando a interatividade nos webjornais brasileiros e espanhóis. Abs,Carmen

    ResponderExcluir